Barroso, Pacheco e Lira discutem liberação de emendas parlamentares

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
 
Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; do Senado, Rodrigo Pacheco; e da Câmara, Arthur Lira, se reuniram na tarde desta quarta- feira (23/10) para discutir formas de destravar o pagamento das emendas parlamentaresde comissão e de relator, conhecidas como orçamento secreto. O Advogado – Geral da União, Jorge Messias, também participou do encontro.
 
Nota conjunta dos representantes dos três poderes diz o que ficou decidido.
 
1. Os Poderes Executivo e Legislativo estão em fase de conclusão do Projeto de Lei Complementar sobre a execução das emendas parlamentares daqui para frente. O texto será finalizado até esta quinta-feira (24), com previsão de apreciação nas duas Casas Legislativas na próxima semana.

2. Após a votação, o relator irá avaliar a continuidade da execução das emendas e submeter o tema ao plenário do Supremo Tribunal Federal.

3. Em relação aos anos anteriores, as equipes técnicas da Câmara, do Senado e do Executivo vão formalizar nos autos nos termos do acórdão da ADPF 854.  

 
Neste mês, o relator de ações judiciais que discutem as emendas no STF,  ministro Flávio Dino, manteve suspensa a execução de emendas parlamentares de comissão e de relator.

Na decisão, o ministro ressaltou que a liberação do pagamento só será viável quando Congresso e governo cumprirem totalmente as determinações do plenário do STF, que considerou inconstitucional o chamado “orçamento secreto”, em 2022.

Em resposta, deputados avançaram com projetos do chamado pacote “anti -STF”, que, entre outros pontos, limita decisões monocráticas, aquelas tomadas de maneira individual por algum ministro.

 
 
 
 
 

Autor

Leia mais

O Caso Epstein é o Halloween de Carpenter como princípio

Há 14 minutos
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Defesa de Bolsonaro pede nova prisão domiciliar por deterioração do estado de saúde

Há 45 minutos
Fachada da sede do TJSP

TJSP apresenta recurso ao STF contra decisão do ministro Flávio Dino que suspende “penduricalhos”

Há 53 minutos

STF protege liberdade de expressão em campanhas contra rodeios e estabelece limites para censura

Há 1 hora
Almirante Alnir Garnier

STM confirma citação de Garnier e, assim, processos por perda de patente contra Bolsonaro e outros oficiais começam a tramitar

Há 3 horas

STF julga acusados de mandar matar Marielle Franco após o carnaval

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB