Barroso, Pacheco e Lira discutem liberação de emendas parlamentares

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
 
Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; do Senado, Rodrigo Pacheco; e da Câmara, Arthur Lira, se reuniram na tarde desta quarta- feira (23/10) para discutir formas de destravar o pagamento das emendas parlamentaresde comissão e de relator, conhecidas como orçamento secreto. O Advogado – Geral da União, Jorge Messias, também participou do encontro.
 
Nota conjunta dos representantes dos três poderes diz o que ficou decidido.
 
1. Os Poderes Executivo e Legislativo estão em fase de conclusão do Projeto de Lei Complementar sobre a execução das emendas parlamentares daqui para frente. O texto será finalizado até esta quinta-feira (24), com previsão de apreciação nas duas Casas Legislativas na próxima semana.

2. Após a votação, o relator irá avaliar a continuidade da execução das emendas e submeter o tema ao plenário do Supremo Tribunal Federal.

3. Em relação aos anos anteriores, as equipes técnicas da Câmara, do Senado e do Executivo vão formalizar nos autos nos termos do acórdão da ADPF 854.  

 
Neste mês, o relator de ações judiciais que discutem as emendas no STF,  ministro Flávio Dino, manteve suspensa a execução de emendas parlamentares de comissão e de relator.

Na decisão, o ministro ressaltou que a liberação do pagamento só será viável quando Congresso e governo cumprirem totalmente as determinações do plenário do STF, que considerou inconstitucional o chamado “orçamento secreto”, em 2022.

Em resposta, deputados avançaram com projetos do chamado pacote “anti -STF”, que, entre outros pontos, limita decisões monocráticas, aquelas tomadas de maneira individual por algum ministro.

 
 
 
 
 

Autor

Leia mais

Laboratório terá de indenizar filha de ex-trabalhador que nasceu com problemas por exposição do pai a substâncias tóxicas

Há 1 dia

Moraes condena 5 coronéis da PMDF por “atuação omissiva, dolosa e estruturada” nos atos de 8 de janeiro de 2023

Há 2 dias
O compositor Alban Berg (1885-1935)

A loucura ainda sangra: OSESP ousa com Wozzeck, a ópera que chocou o mundo em 1925 – por Jeffis Carvalho

Há 2 dias
Artigo de Celso de Mello

O “Dies Irae” de quem traiu a constituição e conspurcou a República

Há 2 dias
A foto mostra o general Augusto Heleno, ex- ministro do GSI em depoimento à CPMI dos atos golpistas.

PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar para general Augusto Heleno por questões de saúde

Há 2 dias
Clínica não é responsável por gravidez de paciente, decide TJSP

TJSP nega indenização a mulher que engravidou durante internação em clínica de reabilitação

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB