Barroso, Pacheco e Lira discutem liberação de emendas parlamentares

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
 
Os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; do Senado, Rodrigo Pacheco; e da Câmara, Arthur Lira, se reuniram na tarde desta quarta- feira (23/10) para discutir formas de destravar o pagamento das emendas parlamentaresde comissão e de relator, conhecidas como orçamento secreto. O Advogado – Geral da União, Jorge Messias, também participou do encontro.
 
Nota conjunta dos representantes dos três poderes diz o que ficou decidido.
 
1. Os Poderes Executivo e Legislativo estão em fase de conclusão do Projeto de Lei Complementar sobre a execução das emendas parlamentares daqui para frente. O texto será finalizado até esta quinta-feira (24), com previsão de apreciação nas duas Casas Legislativas na próxima semana.

2. Após a votação, o relator irá avaliar a continuidade da execução das emendas e submeter o tema ao plenário do Supremo Tribunal Federal.

3. Em relação aos anos anteriores, as equipes técnicas da Câmara, do Senado e do Executivo vão formalizar nos autos nos termos do acórdão da ADPF 854.  

 
Neste mês, o relator de ações judiciais que discutem as emendas no STF,  ministro Flávio Dino, manteve suspensa a execução de emendas parlamentares de comissão e de relator.

Na decisão, o ministro ressaltou que a liberação do pagamento só será viável quando Congresso e governo cumprirem totalmente as determinações do plenário do STF, que considerou inconstitucional o chamado “orçamento secreto”, em 2022.

Em resposta, deputados avançaram com projetos do chamado pacote “anti -STF”, que, entre outros pontos, limita decisões monocráticas, aquelas tomadas de maneira individual por algum ministro.

 
 
 
 
 

Autor

Leia mais

STF julga benefícios fiscais para agrotóxicos, competência para julgar servidores da Funasa e incidente de assunção

Há 2 minutos

MPF debate proteção da Amazônia durante a COP30 em Belém

Há 7 minutos
plenário da câmara federal comemora aprovação do substitutivo de Derrite ao projeto antifacções do governo

Câmara aprova projeto contra facções criminosas

Há 9 horas
O deputado Guilherme Derrite, relator do pacote da segurança pública

Quinta versão do PL Antifacção repete erros anteriores e gera impasse entre governo e relator

Há 20 horas

WePink pagará R$ 5 milhões em indenização por práticas abusivas contra consumidores

Há 20 horas

STF condena nove militares e agente da PF por tentativa de golpe de Estado

Há 21 horas
Maximum file size: 500 MB