Em 2 anos, gabinete de desembargador do TRF1 julga cerca de 30 mil processos

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Com um planejamento estratégico, o gabinete do desembargador Eduardo Morais da Rocha, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), alcançou a marca de 29.781 processos julgados, em dois anos de atuação. O magistrado atribui o feito ao cumprimento de um objetivo pessoal traçado anos anteriores.

O TRF1 é considerado um dos que tem as maiores quantidades de processos no país. Atualmente, são 448.159 processos em tramitação. O tribunal tem 43 desembargadores.

O desembargador assumiu o gabinete em abril de 2022 e detalha como foi o plano de acelerar os julgamentos. “Quando tomei posse e me deparei com o maior acervo do Tribunal, comecei a traçar estratégias mais eficientes para que a gestão do acervo se desse da forma mais produtiva possível. Assumi um gabinete com competência de matéria previdenciária e de servidor público, tanto civil quanto militar, e sabemos que principalmente as questões relacionadas a benefícios previdenciários representam uma grande dificuldade para os tribunais federais, reconhecida até mesmo pelo Conselho Nacional de Justiça”, disse Morais.

Segundo o desembargador, o primeiro passo foi solicitar aos assessores uma triagem detalhada de todo o acervo, em um trabalho que durou cerca de dois meses, para identificar as matérias envolvidas e os recursos pendentes de apreciação. Esse levantamento permitiu priorizar os processos com maior volume de demandas.

“Mesmo com os desafios enfrentados, sempre me mantive confiante de que conseguiríamos reduzir o acervo. A motivação constante dos assessores foi uma das chaves essenciais para que pudéssemos alcançar esse feito”, destacou o desembargador. O TRF1 tem sede em Brasília e jurisdição sobre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.

O desembargador também explica que outro fator importante foi a criação do TRF6 (Minas Gerais), que proporcionou a intensificação na atuação do TRF1. “Com isso, a vontade de alcançar esse objetivo de zerar o acervo de processos conclusos sem pauta aumentou. Previ que se mantivéssemos uma constância nos julgamentos com a entrega não apenas em quantidade, mas em qualidade de votos, teríamos essa conquista ainda em 2024”, lembrou.

Eduardo Morais da Rocha pontua que durante esses dois anos e meio chegou a levar mais mil processos em uma única sessão. Além disso, a Turma integrada por ele alcançou a marca de mais de 100 processos com pedido de sustentação em um único dia. “Nossas sessões presenciais são conhecidas por terminarem de madrugada, pois sempre tentamos julgar todos os processos pautados, o que tem agradado a todos os advogados que reconhecem o nosso esforço de não adiar e atrasar a entrega da prestação jurisdicional”, frisou.

Só neste ano, o gabinete iniciou o ano com 7.744 processos tramitando e 5.012 conclusos. Mesmo recebendo mais 5.529 novos processos redistribuídos – um número superior à média da 1ª Seção, de 5.243 – o gabinete já julgou 8.575 processos e baixou outros 8.107 até o momento. Atualmente, o gabinete possui 3.955 processos em tramitação e 968 conclusos, todos já incluídos nas pautas de julgamento ainda neste ano e 2025.

Autor

Leia mais

TSE abre trabalhos com posse de ministros e recado da presidente

Com voto de Cármen Lúcia, STF rejeita por unanimidade recurso de Bolsonaro

Há 9 horas

Moraes e Zanin votam para tornar réu ex-assessor acusado de vazar informações sigilosas do STF e TSE

Há 10 horas
PL que endurece crime de estupro de vulnerável vai a votação no plenário do Senado

CCJ do Senado aprova projeto que torna crime toda relação sexual com menores de 14 anos

Há 11 horas
Aeroporto de Montes Claros, MG

Jeffis Carvalho: Empreender é quase uma arte. No interior do Brasil.

Há 11 horas

STF tem maioria para manter condenação de Bolsonaro

Há 11 horas
Apreensão de madeira.

AGU assegura R$ 25,5 milhões em indenização por desmatamento em unidades de conservação no Pará

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB